Notícias

Entenda como são divididos os pilotos no Turismo Nacional

30/04/2019

Você sabia que ao final da temporada 2019 seis pilotos ou duplas serão coroados como campeões brasileiros de Turismo Nacional? Além da divisão técnica entre os carros das Classes 1 e 2, existe a subdivisão dos pilotos dentro das Classes que é definida de acordo com a graduação do piloto informada em sua carteira CBA. Entenda melhor essa questão na sequência do texto.

Dentro da Classe 1, para os carros fabricados à partir de 2017 existem as divisões "S", "A" e "B". A categoria "S" é a principal, onde se encontram os "faixa preta" do Turismo Nacional. Nela estão os pilotos que disputaram a categoria A em 2018 e aqueles que já possuem títulos e experiência no automobilismo. Na "A" temos os pilotos que foram promovidos da categoria B em virtude dos seus resultados em 2018 e aqueles que já possuem certa experiência no automobilismo. Finalmente, na "B" temos os pilotos que estão iniciando sua trajetória nas pistas e que ainda não possuem resultados expressivos.

Na Classe 2 funciona da mesma maneira. Categoria "A" para os cobras, pilotos experientes com títulos no currículo e tempo de pista e categoria "B" para aqueles que estão começando no esporte. Paralelo aos campeonatos das Classes 1 e 2, temos a disputa entre os "Sênior", pilotos que possuem 54 anos ou mais, fechando as 6 categorias.

Mas como identificar qual piloto e carro pertencem a cada categoria quando nós temos 40 carros andando juntos, trocando posição? Através das testeiras coladas em cada um dos carros.

  • Classe 1S: Testeira preta e letras brancas
  • Classe 1A: Testeira vermelha e letras brancas
  • Classe 1B: Testeira branca e letras pretas
  • Classe 2A: Testeira preta e letras vermelhas
  • Classe 2B: Testeira branca e letras vermelhas 

Após a primeira etapa de Londrina, pela Classe 1, os irmãos mineiros Leandro e Wanderson Freitas lideram a categoria "S", o também mineiro Thiago Tambasco é o primeiro colocado na categoria "A" e Ted Barbirato é o líder na "B". Na Classe 2, a liderança é de Rafael Barranco na "A" e de Edson Campana na "B". O paulista Marcos Paioli está empatado na liderança da Sênior com o português João Lemos.

A próxima etapa do Turismo Nacional será nos dias 10 e 11 de maio no autódromo gaúcho de Guaporé/RS. Fique ligado em todas as novidades do campeonato através de nossas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Felipe Cezar