Notícias

Conheça o Autódromo Internacional de Guaporé, palco da 2ª etapa

07/05/2019

Esse fim de semana a Turismo Nacional chega à serra gaúcha para a 2ª etapa do campeonato 2019 no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro de Guaporé.

O tradicional, desafiador e adorado circuito gaúcho recebe mais uma vez os velozes carros do Turismo Nacional. Se em 2018 foram 39 carros alinhados no grid, para a etapa de sábado espera-se um número próximo ao de 70 carros divididos entre Classe 1 e 2.

A pista Guaporense possui 3.080 metros de extensão e começa com uma longa reta de 800 metros aonde os carros chegam aos quase 200km/h, ao fim dela uma freada forte e redução para terceira marcha para contornar a curva um, feita a esquerda, reacelera, alinha o carro e freia novamente para a curva dois, também em terceira marcha, mas agora a direita e sai forte, dando motor e subindo marcha em um trecho de reta rumo à "Curva do Túnel", que assim como as duas primeiras, é feita em terceira marcha.

Saindo do túnel, entramos no trecho do circuito em que se passa o maior tempo acelerando. Dando motor e subindo marcha chegamos a famosa "Curva do Radiador", essa feita à direita e onde os pilotos com carros bem acertados conseguem contorná-la em quinta marcha com o "pé fincado", assim, chegando com muita velocidade no "S", reduzindo para quarta marcha e entrando na primeira perna para a esquerda e logo em seguida a direita e caindo praticamente dentro da "Curva da Vitória", onde o piloto freia, reduz para terceira marcha e contorna pacientemente, sem perder muita velocidade para entrar novamente na reta principal e fechar a volta. Em 2018 a volta mais rápida foi de Fabiano Cardoso a bordo do Hyundai HB20 com 1m24s999.

A programação da segunda etapa em Guaporé tem início na sexta-feira (10) com os treinos oficiais pela manhã e no período da tarde, sessão classificatória para definição do grid de largada. No sábado (11), as corridas tem início a partir das 08h00 da manhã com transmissão ao vivo em nossas paginas oficiais no Facebook e YouTube.

Se ligue as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e informações do Turismo Nacional BR.

Texto: Felipe Cezar

Foto: Vanderley Soares