Notícias

Em diferentes situações no Turismo Nacional, pilotos gaúchos estão prontos para correr em casa

09/05/2019

Pilotos, carros e equipes já desembarcaram em Guaporé/RS para a segunda etapa do Turismo Nacional BR de 2019. Aproximadamente 70 carros divididos entre Classe 1 e Classe 2 e um número superior ao de 80 pilotos irão proporcionar o espetáculo esse sábado.

Assim como em qualquer outro esporte, no automobilismo o fator "casa" também tem suas vantagens. Conhecer o traçado, alguns macetes de acerto do carro são algumas delas. Por isso, conversamos com três dos muitos pilotos gaúchos que estarão na pista, mas que se encontram em situações distintas dentro do Turismo Nacional em 2019 e ver até que ponto correr "em casa" pode ajudá-los no campeonato.

Felipe "Kaki" Andrade hoje mora em Brasília mas é natural do Rio Grande do Sul e correndo em dupla com o brasiliense Renato Constantino estão na 10ª posição da categoria Super (1S) na classificação do campeonato. Kaki é o atual campeão gaúcho de Marcas e Pilotos e é apontado como um dos favoritos a ter os melhores resultados em Guaporé e reduzir a diferença em relação aos ponteiros, mas se esquiva desse favoritismo dizendo que "estamos todos aprendendo".

Claiton Salcedo, o Claitão, também foi campeão gaúcho em 2018 (dividindo a pilotagem com Felipe Kaki) teve uma estreia complicada em Londrina com um acidente ainda na primeira corrida que o impediu de somar pontos na categoria 1A e enxerga a etapa de Guaporé como a oportunidade de se recuperar. "Com certeza correr em casa vai fazer a diferença, é uma pista rápida, técnica e que todos nós gaúchos adoramos.", explica Claitão, que irá disputar a Classe 1 com o Uno #14, dividindo a pilotagem com João "Machão" Cardoso e a Classe 2 com o Celta #514 ao lado de Dionathan Marins.

Também campeão gaúcho em temporadas passadas e campeão do Mercedes Benz Challenge em 2017, Luiz Carlos Ribeiro junto com a equipe Ouro Car chegam a Guaporé em uma situação diferente dos adversários, com a estreia do Toyota Etios na pista. "Nós já treinamos em Tarumã e Guaporé e o carro apresentou um enorme potencial. Estrear o carro em casa tem o lado bom de diminuir um pouco o nosso "pênalti" em relação aos adversários que já estão com carros mais desenvolvidos.

Felipe "Kaki", Claitão Salcedo, Luiz Ribeiro e demais pilotos estarão na pista durante toda a sexta-feira para os treinos oficiais e sessão classificatória para a definição do grid de largada. No sábado, as corridas começam à partir das 09h00, todas com transmissão ao vivo nossas páginas oficiais no Facebook e YouTube.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do Turismo Nacional BR.

Texto: Felipe Cezar

Foto 1: Uno #07 de Felipe Kaki/Renato Constantino - Vanderley Soares

Foto 2: Uno #14 de Claitão Salcedo/João Cardoso

Foto 3: Celta #514 de Claitão e Dionathan Marins

Foto 4: Os Toyota Etios da equipe OuroCar