Notícias

Guaporé: Vitórias de Pinotti, Fausto de Lucca e Naumes na Classe 2

11/05/2019

O sábado de corridas para a Classe 2 começou em condições ainda melhores do que a Classe 1, que antecedeu, enfrentou na serra gaúcha. O sol apareceu timidamente, mas o suficiente para que os 23 carros da categoria pudessem proporcionar excelentes disputas ao público. Aliás, essa tem já tem sido a tônica das provas da Classe 2, sempre com resultados imprevisíveis. Vamos ao resumo das quatro corridas.

Guto Rotta, piloto gaúcho de apenas 17 anos que deu show ontem na classificação anotando a pole position em meio as feras da Classe 2, manteve a ponta da prova no geral após a largada. Lamartine Pinotti chegou a ultrapassá-lo durante as voltas iniciais, mas deu o troco ainda na metade inicial da corrida, ultrapassando Pinotti na Curva do Radiador e reassumindo a liderança da prova. A partir daí, Rotta precisou apenas controlar o ritmo enquanto Pinotti e Alisson Nurnberg disputavam a vitória pela categoria “A”. Com 3 minutos para o fim da corrida, Marcelo Beux e Peter Gottschalk se envolveram em um forte acidente que obrigou a direção de prova a encerrar a corrida em regime de safety-car. Sendo assim, Guto Rotta cruzou a linha de chegada em primeiro no geral e na “B”. Lamartine Pinotti ficou com a vitória na categoria “A”, seguido de Nurnberg.

Com a inversão dos seis primeiros colocados para a corrida 2, o paranaense Rafael Barranco que chegou a Guaporé na liderança da categoria 2ª herdou a pole com Fausto de Lucca ao seu lado. Na freada para a primeira curva, Rafael, Fausto e Jorge Martelli se enroscaram na freada com Fausto levando a melhor e assumindo a liderança com certa folga para os concorrentes. Enquanto Fausto buscava ampliar sua vantagem, Lamartine Pinotti ultrapassou Jorge Martelli e partiu para cima do catarinense. Faltando pouco mais de 7 minutos para o fim da prova, Pinotti acabou abandonando a disputa com problemas deixando o segundo lugar no colo de Martelli, seguido de perto por Alê Souza, Alisson Nurnberg, Rafael Barranco e Guto Rotta. Após 14 voltas, vitória de Fausto de Lucca no geral e na “A” à frente de Alisson Nurnberg e Guto Rotta, vencedor da categoria “B”. Infelizmente para Rotta, foi encontrada uma irregularidade no seu GM Celta #29.

O carro estava equipado com modelos de rodas diferentes, mas o artigo 15.1 do regulamento técnico é claro quanto ao veículo ser obrigatoriamente calçado com o mesmo modelo de roda nas quatro rodas. Nenhuma vantagem técnica, mas regulamento é regulamento e tem de ser cumprido. Dessa maneira, Guto perdeu as duas vitórias pela categoria “B” e os pontos que havia somado. As vitórias ficaram com Fabio Tokunaga (corrida 1) e Edson Campana (corrida 2), respectivamente.

Para as corridas 3 e 4, condição totalmente diferente de pista em relação as corridas da manhã. Com a pista molhada, Christian Matuzalém e Kadu Silva formaram a primeira fila e mantiveram as posições durante as primeiras voltas. Kadu e o Gol #113 foram traídos pela sujeira na pista e acabaram na barreira de pneus. Com menos de oito minutos para o final a bandeira verde foi agitada e Lamartine Pinotti era apenas o quinto colocado no geral quando começou a ganhar posições até chegar na última curva, da última volta muito perto de Christian Matuzalém e superou o gáucho por apenas 0s063 de diferença para Christian, garantindo mais uma vitória no geral e na categoria “A”, com Gustavo Frey na terceira posição. Guto Rotta se recuperou do revés das duas primeiras corridas e venceu na categoria “B”.

Os pilotos da Classe 2 guardaram o melhor para o final e apresentaram um verdadeiro espetáculo para o público que permaneceu fiel durante a transmissão. Alexandre Souza largou na pole position e sustentou a liderança por várias voltas, enquanto Richard Heidrich, Ike Ramos, Gustavo Frey, Fausto de Lucca e João Paulo Naumes trocavam tinta e posições por várias e várias voltas. Até que nas últimas 4 voltas, JP Naumes que era o sexto colocado foi deixando um a um os adversários para trás e chegou no até então líder da prova, Richard Heidrich. Os pilotos contornaram a “Curva do Radiador” lado a lado na última volta, arriscando tudo com JP levando a melhor na freada do “S”. Dali em diante foi só conduzir o VW Gol #69 rumo à bandeira quadriculada para vencer no geral e na categoria “A”, seguido de Alexandre Souza, Gustavo Frey, Ike Ramos e Lamartine Pinotti. Na categoria “B”, nova vitória do menino Guto Rotta.

Na foto que ilustra o post, o VW Gol #69 de João Paulo Naumes e Alisson Nurnberg que tiveram atuação de destaque em Guaporé. Agora, pilotos e equipes se preparam para seguir rumo à Curvelo/MG nos dias 14 e 15 de junho. Fique ligado em nossas redes sociais e em nosso site e esteja por dentro de todas as novidades do Turismo Nacional.

Texto: Felipe Cezar

Foto: Vanderley Soares/Cleocinei Zonta