Notícias

Cascavel recebe etapa decisiva da temporada do Turismo Nacional

04/10/2019

 

Um dos mais emblemáticos autódromos do país vai definir os campeões da temporada 2019 da Turismo Nacional. A partir desta quinta-feira (26) iniciam as atividades de pista no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para a última etapa que promete disputas intensas em cada uma das quatro baterias por categoria. Disputa que fica ainda mais quente por conta do equilíbrio entre as marcas e pelo sistema de pontuação.

O regulamento da categoria prevê pontos de bonificação para pilotos que participaram de, ao menos, 60% das etapas, variando de 10 a 30 pontos, o que só será definidos após a confirmação das inscrições na sexta-feira. Os quatro primeiros colocados de cada categoria seguem carregando o ‘lastro de sucesso’ – uma medida que vai de 10 a 50KG extras nos carros. Estarão em jogo 105 pontos na etapa.

“A temporada tem sido sensacional até agora, com vitórias de todas as marcas, equilíbrio na pontuação e a certeza de que só teremos o campeão sendo conhecido na última bateria. Acredito que atingimos um nível de equilíbrio incontestável graças ao trabalho da equipe técnica e, principalmente, pelo entendimento dos preparadores que entenderam a importância da participação deles na estruturação do regulamento”, avalia o promotor Angelo Correa.

Casa
Apesar de sua tradição em corridas, Cascavel conta com apenas dois pilotos com chances de título. Os irmãos Felipe e Caíto Carvalho disputam a categoria 1 A e estão na cola do líder Thiago Tambasco, que venceu nove das 20 corridas disputadas.

Super
Sete carros estão na disputa pelo título da Classe Super, a principal categoria do campeonato. O líder é o goiano Gabriel Correa, que venceu três corridas e tem uma expressiva regularidade pontuando em 18 provas sempre no Top 10. Seu principal concorrente é o mineiro Gustavo Mascarenhas e a dupla catarinense Gustavo Magnabosco/Junior Berlanda. Após três vitórias em Interlagos, os irmãos Wanderson e Leandro Freitas também chegam com boas chances de conquista. Pro fora chegam o baiano Ricardo Lima, que forma dupla como paranaense Edson Bueno, e a dupla Lucas Inoue/Eduardo Pavelski.

Classe 1B
O gaúcho/catarinense Alexander Cé abriu uma boa vantagem sobre o paranaense Lucas Bornemann e depende apenas de seus resultados para levantar o título. Os londrinenses André Jacob e Rafael Colombari correm por fora, com chances matemáticas de conquista.

Classe 2
As duas categorias que integram a Classe 2 estão em situações bem distintas.

Na A, a disputa é intensa entre os paulistas Lamartine Pinotti e Alê Souza, com os paranaense Rafael Barranco e J.P.Naumes/Alisson Nurnberg precisando fazer contas para ter chances de conquista.

Já na categoria B, Edson Campana só não será o campeão se não pontuar nas quatro corridas em Cascavel e o segundo colocado Edson Reis vencer, ao menos, três corridas.

Os primeiros colocados em cada categoria:
Classe Super
1º - Gabriel Correa (Ford Ka), 290 pontos
2º - Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno), 259 pontos
3º - G.Magnabosco/Jr.Berlanda (Fiat Mobi), 250 pontos
4º - R.Lima/E.Bueno (VW Gol), 239 pontos
5º - L.Freitas/W.Freitas (VW Gol),237 pontos

Classe 1 A
1º - Thiago Tambasco(GM Onix), 352 pontos
2º - Felipe Carvalho(GM Onix), 293 pontos
3º - Caito Carvalho(GM Onix), 234 pontos
4º - Giovane Mega (Peugeot208), 201 pontos
5º - R.Tassi/A.Sermann (VW Gol), 196  pontos

Classe 1 B
1º - Alexander Cé (GM Onix), 371 pontos
2º - Lucas Bornemann (Fiat Uno) , 340 pontos
3º - André Jacob (VW UP), 316 pontos
4º - Rafael Colombari (VW UP), 304 pontos
5º - Fabrício Fleury (Peugeot 208), 196 pontos

Classe 2 A
1º - Lamartine Pinotti (VW Gol),334 pontos
2º - Alê Souza(Ford Fiesta),324 pontos
3º - Rafael Barranco (VW Gol), 276 pontos
4º - J.P.Naumes/A.Nurnberg (VW Gol), 264 pontos
5º - Richard Heidrich(VW Gol), 239 pontos

Classe 2 B
1º - Edson Campana (VW Gol), 382 pontos
2º - Edson Reis (GM Celta), 319 pontos
3º - Rogerio Cruzeiro (Ford Ka), 186 pontos
4º - Davi Oliveira (GM Celta), 158 pontos
5º - F.Tokunaga/P.H.Costa (VW Gol), 127 pontos