Notícias

Categoria B: Alexandre Bastos inicia temporada 2020 com três vitórias e liderança do campeonato

26/08/2020

Finalizando a cobertura da etapa de abertura da temporada 2020 vamos com a categoria B, que conta com os pilotos que estão ainda em início de trajetória no automobilismo. Não se engane por isso, os pilotos protagonizaram excelentes disputas de alto nível andando junto e até mesmo na frente de pilotos mais graduados.

Correndo em casa, Ricardo Raimundo tratou de garantir o ponto extra referente a pole position com o Fiat Uno #74 da Brandão Motorsport e tudo caminhava para uma vitória na primeira corrida de sábado quando problemas mecânicos fizeram o piloto deixar a disputa precocemente. A quebra impossibilitou a participação de Ricardo nas demais corridas do sábado. Melhor para o catarinense Josias Esmério que venceu a primeira corrida com o VW Up! #121 da AGB Preparações logo à frente de Alexandre Bastos e Luiz Fernando Porto.

Nas duas corridas seguintes, Alexandre Bastos e Luiz Fernando Porto estiveram mais próximos da briga pela vitória com o Bastos levando a melhor sobre Luiz. A terceira corrida inclusive foi decidida apenas na última volta, quando Alexandre superou Porto e cruzou a linha de chegada com menos de 0.2 décimos de segundo de vantagem sobre o adversário, com direito a narração repleta de emoção de Luc Monteiro. Ivan Salgado terminou em terceiro as duas provas.

A quarta corrida teve uma atuação impressionante de Alexandre Bastos. O piloto que estreou na última etapa da temporada passada ainda pela Classe 2 largou na nona posição no geral, entre os carros da A e B e terminou em quarto, em vários momentos disputando posição com os pilotos da A. Luiz Fernando Porto e Ivan Salgado repetiram os segundos e terceiros lugares das outras corridas.

As coisas caminhavam muito bem para Alexandre Bastos até a metade da quinta prova, o piloto liderava de maneira tranquila na categoria B até enfrentar problemas mecânicos em seu Ford New Ka. Nesse momento, ressurgia na disputa o piloto Ricardo Raimundo. A Brandão Motorsport trabalhou muito durante o sábado e colocou o piloto de volta nas corridas de domingo. Todo o trabalho foi recompensado com a vitória na corrida 5. Josias Esmério foi o segundo colocado e Luiz Fernando Porto o terceiro. Bastos conseguiu completar a prova em oitavo salvando importantes pontos para o campeonato.

A última corrida da etapa goiana teve nova vitória de Ricardo Raimundo também em uma excelente apresentação onde o piloto terminou em terceiro no geral. Sidney Campos foi o segundo colocado e o português João Lemos o terceiro.

Após 6 corridas, Alexandre Bastos é o primeiro colocado na classificação do campeonato com 141 pontos e uma boa vantagem sobre Luiz Fernando Porto e Sidney Campos que empatados com 116. Ricardo Raimundo com 98 e a dupla Guilherme Plaza/Josias Esmério com 94 fecham os cinco primeiros.

TURISMO NACIONAL BR 2020 – CATEGORIA B – CLASSIFICAÇÃO APÓS 1 ETAPA:

1º) Alexandre Bastos, 141 pontos; 2º) Luiz Fernando Porto e Sidney Campos, 116; 4º) Ricardo Raimundo, 98; 5º) Guilherme Plaza/Josias Esmério, 94; 6º) Fábio Tokunaga, 82; 7º) Luiz Guilherme de Paula, 81; 8º) João Lemos, 58; 9º) Ivan Salgado, 55; 10º) Rogerio Cruzeiro/Dorivaldo Gondra Jr, 52.

Fotos: Cleocinei Zonta