Notícias

Super: Rafael Lopes e Fausto de Lucca se destacam em Cascavel e entram na briga do título. Juninho Berlanda é o novo líder.

13/10/2020

A única coisa que faltou esse fim de semana em Cascavel, foi a presença do público animando ainda mais o espetáculo que tem sido a Turismo Nacional em 2020. Quem acompanhou a transmissão ao vivo pode assistir de casa corridas emocionantes e equilibradas, o qual tem sido o propósito da categoria.

A categoria Super, a principal do certame onde se encontram os pilotos mais graduados e gabaritados do campeonato chegou a Cascavel com Luís Sena Jr e Adriano Rabello (VW Gol) liderando a classificação do campeonato e Luís Carlos Ribeiro em segundo, porém ambos enfrentaram muitos problemas por todo o fim de semana e viram os adversários crescerem na disputa. Rafael Lopes com três vitórias, Fausto de Lucca com seis pódios em Cascavel e Juninho Berlanda foram os que mais se beneficiaram disso.

A etapa começou Rafael Lopes desde cedo mostrando que o GM Onix #54 da GT1-MP Competições estava muito bem acertado para a pista de Cascavel. Junto de Gustavo Magnabsoco, Rafael despachou os adversários e após uma bela disputa com Gustavo venceu a primeira dele em 2020. Fabiano Cardoso, Fausto de Lucca e Pablo Alves fecharam os cinco primeiros.

A inversão dos 10 primeiros colocou Rafael Barranco e Lucas Inoue na primeira fila para a segunda prova de sábado. Barranco liderou até a metade da prova quando sucumbiu a pressão de Juninho Berlanda após a intervenção do safety-car que assumiu a liderança e venceu a corrida 2. Gustavo Magnabosco escalou da nona para a segunda posição. Barranco, Inoue e Fausto de Lucca completaram o pódio.

Para a corrida 3, o bicampeão Wanderson Freitas largou na pole position com o VW Gol #77 tendo Pablo Alves ao seu lado. Freitas se aproveitou da briga entre os que vinham atrás para construir boa vantagem rumo a vitória, que foi facilitada por duas intervenções do safety car em sequência, terminando a prova em bandeira amarela. Wanderson venceu com Pablo Alves, Fausto de Lucca, Gustavo Magnabosco e Gustavo Mascarenhas fechando os cinco primeiros.

Cesar Bonilha largou na frente na corrida 4 e sustentou a ponta nas voltas iniciais até ser ultrapassado por Gustavo Magnabosco. Rafael Barranco, Wanderson Freitas e Rafael Lopes imprimiram um forte ritmo para alcançar os ponteiros. Enquanto Cesinha deixava a disputa com problemas no VW Up!, Lopes superou Gustavo e venceu mais uma prova. Barranco, de Lucca e Fabiano Cardoso completaram o pódio.

Lucas Inoue largou em primeiro na corrida 5 mas foi ultrapassado por Juninho Berlanda e Fabiano Cardoso ainda na primeira volta. Juntos, Berlanda e Cardoso conseguiram abrir boa vantagem sobre os concorrentes. Após 17 minutos de corrida o campeão de 2018, Fabiano Cardoso, venceu com Rafael Lopes em segundo e Berlanda em terceiro. Fausto de Lucca e Lucas Inoue completaram o pódio. 

A saideira do fim de semana teve Pablo Alves largando na primeira posição mas sua liderança não durou uma volta por conta de problemas mecânicos. Rafael Barranco passou a conduzir o pelotão a frente de Inoue, Berlanda, Rafa Lopes e Fausto. Com um desempenho incrível, Rafa Lopes assumiu a ponta enquanto Rafael Barranco, Lucas Inoue e Wanderson Freitas se enroscavam na curva do bacião, com prejuízo maior para Barranco e Inoue. Rafa Lopes venceu a terceira dele em Cascavel e Fausto de Lucca foi o segundo colocado, juntos foram os maiores pontuadores da etapa. Juninho Berlanda, Wanderson Freitas e Thiago Klein fecharam o pódio.

Com os resultados do fim de semana, Juninho Berlanda, piloto do Fiat Mobi #17 que ilustra o post, é o novo líder da Super com 218 pontos. Rafael Lopes é o vice líder com 190 e Rafael Barranco o terceiro com 189. Fabiano Cardoso e Thiago Tambasco estão em quarto com 172 e Fausto de Lucca é o quinto com 168. Luiz Sena Jr e Adriano Rabello agora estão em sexto na classificação.

Agora o Turismo Nacional se prepara para estar pela primeira vez no tradicional Autódromo de Tarumã, um templo do automobilismo brasileiro no fim de novembro. Fique ligado em nossas redes sociais e por dentro das novidades de nosso campeonato.

TURISMO NACIONAL 2020 - SUPER - Classificação após 2 etapas:
1º) Juninho Berlanda, 218 pontos; 2º) Rafael Lopes, 190; 3º) Rafael Barranco, 189; 4º) Fabiano Cardoso/Thiago Tambasco, 172; 5º) Fausto de Lucca, 168; 6º) Adriano Rabello/Luís Sena Jr, 161; 7º) Gustavo Magnabosco, 153; 8º) Gustavo Mascarenhas/Celso Neto, 128; 9º) Luís Carlos Ribeiro, 123; 10º) Pablo Alves, 104.

Texto: Felipe Cezar

Fotos: Vanderley Soares/Cleocinei Zonta