Notícias

Categoria A: Com quatro vitórias, Richard Heidrich tem fim de semana iluminado e assume a liderança

14/10/2020

Seguimos a cobertura da etapa de Cascavel no último fim de semana com o que rolou na categoria “A”. Os gaúchos Guto Rotta e Alexsander Cé (GM Onix) chegaram para essa etapa na liderança do campeonato com uma ligeira vantagem para Richard Heidrich e William Perillo, viram o piloto catarinense crescer e abrir vantagem na classificação.

A categoria “A” concentra os pilotos que já possuem certa experiência no automobilismo, são alguns títulos e vitórias pelos regionais Brasil a fora, mas o que se viu na pista em Cascavel foi no nível de categoria Super com os pilotos andando rápido, sendo constantes e proporcionando excelentes disputas par ao público que acompanhou de casa, já que o acesso ao público ao autódromo ainda está suspenso pela pandemia referente ao Covid-19.

Em uma classificação conturbada por conta de uma bandeira vermelha causada por um capotamento na saída do “Bacião”, Richard Heidrich (Fiat Mobi) e o piloto da casa, Guilherme Sirtoli, monopolizaram a disputa pela position com Sirtoli levando a melhor e colocando o VW Gol #82 dele e do seu parceiro de equipe, Junior Nijú, na posição de honra no grid a frente de Heidrich e de Caito Carvalho (GM Onix). Cé e Rotta ficaram apenas com a 8ª posição.

Guilherme Sirtoli largou bem mantendo a ponta e trazendo consigo os pilotos Alexandre Bastos, da categoria B, e Richard Heidrich. Os três juntos formaram um “trenzinho” e graças ao ritmo forte imposto por eles, terminaram mais de 10 segundos à frente dos concorrentes. No fim, vitória de Guilherme Sirtoli com Heidrich em segundo. Davi Dal Pizzol, Cleiton Campos e Caito Carvalho completaram o pódio.

Na segunda corrida Rafael Varga de Peugeot 208 pulou na frente, mas problemas mecânicos o fizeram abandonar na saída do “S do Saul” e ocasionou a entrada do safety car. Neste momento, Richard Heidrich que largou em oitavo assumia a liderança da prova para garantir a primeira vitória dele em Cascavel. Carlos Machado no fundo do grid e em prova de recuperação terminou na segunda posição. Davi/Gustavo Dal Pizzol, Junior Nijú e Marcelo Beux fecharam os cinco primeiros.

A corrida que fechou o sábado teve dois pilotos da casa na primeira fila. Marcelo Beux e Guilherme Sirtoli mantiveram as posições após a largada com Sirtoli assumindo a liderança ao final da segunda volta e Richard Heidrich passando em terceiro. Com um carro muito bem acertado, Richard superou os adversários e ainda contou com uma parada não programada no box de Sirtoli para vencer a segunda dele no fim de semana. Marcelo Beux foi o segundo colocado à frente de Cleiton Campos, Enrico Bucci e Gustavo Ribeiro.

A primeira fila da corrida quatro foi uma das mais experientes do automobilismo brasileiro com Algacir Sermann e Beto Pontes, dois jovens senhores que mantém viva a paixão pelas corridas. Com duas voltas, Enrico Bucci era o líder seguido por Gustavo Ribeiro, Marcelo Beux e Richard Heidrich quando houve a intervenção do safety-car. Em uma bela manobra após a “curva da aguinha”, Richard Heidrich deixou Bucci para trás e seguiu para mais uma vitória. Beux repetiu o segundo lugar, enquanto, Cleiton Campos, Rafael Varga e Peter Tubarão completaram os cinco primeiros.

Após Junior Nijú recuperar o prejuízo ainda da terceira corrida, remando e conquistando importantes posições, seu parceiro Guilherme Sirtoli fez uma excelente largada pulando de quarto para primeiro ainda na volta inicial. Um acidente envolvendo Ivan Salgado e Ricardo Raimundo causou uma bandeira amarela que tomou boa parte do tempo de prova. A relargada aconteceu faltando menos de 5 minutos para o final da prova e com um bom ritmo, Sirtoli abriu vantagem e venceu a segunda dele e da equipe Porthack à frente de Richard Heidrich, Marcelo Beux, Peter Tubarão e Gustavo Dal Pizzol.

Peter Tubarão foi quem se deu melhor na largada assumindo a primeira posição à frente de Richard Heidrich, Marcelo Beux e Enrico Bucci e liderou sob pressão até a intervenção do safety car na terceira volta. Na relargada, Richard Heidrich se posicionou melhor e conseguiu ultrapassar Peter Tubarão e vencer pela quarta vez e fechar um fim de semana iluminado para o catarinense.

Maior pontuador do fim de semana, Richard Heidrich chegou aos 308 pontos e tem uma vantagem confortável sobre os adversários. Marcelo Beux é o novo vice-líder da A com 194 pontos. Davi e Gustavo Dal Pizzol com 176, Alexsander Cé e Guto Rotta com 170 e Junior Nijú e Guilherme Sirtoli com 158 pontos completam os cinco primeiros na classificação do campeonato.

Pilotos e equipes vão se preparar para a terceira etapa do campeonato em Tarumã/RS no fim de novembro. Fique ligado em nossas redes sociais e esteja por dentro de todas as novidades do nosso campeonato.

Turismo Nacional BR – Categoria A – Classificação após 2 etapas:

1º) Richard Heidrich, 308 pontos; 2º) Marcelo Beux, 194; 3º) Davi/Gustavo Dal Pizzol, 170; 4º) Alexsander Cé/Guto Rotta, 170; 5º) Junior Nijú/Guilherme Sirtoli, 158; 6º) Peter Tubarão, 139; 7º) Rafael Varga/Raphael Correa, 137; 8º) Willian Perillo, 122; 9º) Cleiton Campos, 112; 10º) Geovane Souza, 110.

Texto: Felipe Cezar

Fotos: Cleocinei Zonta/Vanderley Soares